quarta-feira, 30 de julho de 2008

Sines Summer Party

É já este sábado - dia 2 de Agosto - que se realiza em Sines (mesmo após ter terminado o Festival Música do Mundo) a festa de Verão que dá as boas-vindas ao mês de Agosto. É a primeira edição daquela a que se apelidou de "Sines Summer Party" (já que antes era apenas "Sines Summer") e que, como tantas outras festas neste Verão, promete animar todos aqueles, mais novos ou mais velhos, que se queiram divertir. O próprio cartaz garante essa promessa de "uma noite fantástica para dançar descontraidamente junto ao mar na costa alentejana". Antes da Summer Party propriamente dita (por volta das 20.ooh), vai haver uma Sunset Party, com Sushi Bar. Às 10 da noite começa sim a grande festa, que irá durar até às 6 da manhã.


O local não podia ser melhor (praia de Sines - Aveinda Vasco da Gama), esta que é mais uma beach party, mas no Alentejo, o que penso só agora se começa a pensar ou a implementar mais este género de iniciativas, porque não é só o Algarve que tem praias; a costa alentejana é excelente para a realização deste tipo de eventos. Só falta dizer quem nos vai dar música :) e para isso podemos contar com nomes como Dj Jamie Lewi da Suiça, os Makongo que é a nova banda da Petty, que talvez associem melhor se disser que era a voz dos Buraca Som Sistema, e ainda outros dj's como:
- SP&Wilson
- Jay Lion
- Dj Stick Up
- Dj Miguel Simões (Cidade FM)

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Sasha Summer Sessions 2008

Mais um ano, mais uma edição daquela que deve ser a festa mais badalada do Algarve! O Sasha Summer Sessions regressa este Verão com mais 25 noites non-stop dedicadas à música, à moda e à televisão, com diversão q.b. em plena Praia da Rocha, Portimão.

Essas belas noites começaram na passada 6ª feira (dia 25 de Julho) com a festa que deu as boas-vindas ao Verão, a "Hello_Summer" que começou muito bem com actuação do conhecido e algarvio Pete tha Zouk, que fez as honras da casa. O Sasha fecha portas a 18 de Agosto com a festa "Goodbye_Summer" e a actuação de DJ China. No decorrer vão existir mais 23 festas com muitas surpresas, muita boa disposição e muitos famosos, sim porque já sabem que o pessoal VIP adora o Sasha e o Verão no Algarve. Entre os próximos artistas a actuar vão estar Buraka Som Sistema, Youth Culture SoundSystem, David Penn & Dj The Fox, Felix the Housecat, Eric Morillo, Tom Novy, entre muitos outros.

A não perder!
Aqui ao lado também podem ver o cartaz que tem ligação directa ao site.

quinta-feira, 24 de julho de 2008

FMM Sines 2008 - 'World music'


Está a decorrer em Sines mais uma edição do Festival Músicas do Mundo. Tendo começado dia 17, termina já este sábado dia 26 de Julho. O Festival está a comemorar a sua 10ª edição pelo que se prevê a continuação de excelentes espectáculos. Se ainda não tiveste oportunidade de visitar este festival e gostas de coisas mais alternativas e não tanto comerciais, se o teu estado de espírito te permite ouvir um pouco de música mais transcendente, com outra filosofia, ou simplesmente gostavas de conhecer outras expressões musicais do mundo mais diversificadas, passa por Sines (Castelo, Av. Vasco da Gama e Auditório do Centro de artes) ou em Porto Côvo (junto ao porto de pesca). Paisagens idílicas onde não existem fronteiras para a música e onde se pode ouvir desde jazz, folk e blues, passando pelo tango até ao reggae e outras fusões entre vários estilos musicais. Como curiosidade, entre as bandas nacionais temos os Dead Combo que talvez já tenham ouvido falar mais facilmente.
Este é, assim, um espectáculo direccionado a todo o tipo de público que esteja aberto à descoberta de novas músicas, sons ou ritmos.
A maioria dos espectáculos são livres mas alguns custam 10€ para entrar. Para mais informações consulta o site oficial onde tens tudo: o programa com as actuações, etc., podes conhecer cada músico, saber mais sobre este evento, etc.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

The Money Makers ($P’LAGUITA)


Os $P’LAGUITA são um projecto musical de rock/ska que existe há sensivelmente 9 anos como uma banda de garagem mas que recentemente evolui para os The Money Makers. Se ouvirem quelquer um dos nomes a anunciar que vão estar em concerto, fiquem a saber que são a mesma banda! “Girl with a hat”, “All about the Money”, “Raggae of love” e “Running out of air” são alguns dos seus primeiros temas originais. Ouve-as na página da banda do em My Space clicando aqui.
Não posso deixar de acrescentar que, talvez se vos disser que o vocalista da banda é o actor Vítor Machado, o Eugénio Magalhães, professor de Educação Musical que ajudou a criar a banda das Just Girls na série, talvez (se forem espectadores da série ou leiam revistas cor-de-rosa [lol]) saibam associar. É verdade, o actor dá voz à banda composta ainda por Pedro Gama na guitarra, Alex no baixo e PáJó na bateria. Os seus membros já passaram por projectos como Flood, Lúcia Moniz, Despe e Siga, Santos e Pecadores, etc. O facto de um dos seus elementos ser reconhecido como uma cara da televisão é, sem dúvida, um chamativo para a banda; no entanto, penso que também não é benéfico uma banda ser associada apenas a uma pessoa apenas por ela ter estado associada a outro projecto qualquer que nem tem nada a ver com a banda. O que é que vocês acham?
A banda tem ainda um perfil no Hi5 e podes também vê-los no site http://www.plaguita.com/.
Se ficaste curioso(a) e gostavas de vê-los ao vivo ficas já a saber em primeira-mão que a banda vai estar a actuar dia 26 de Julho (Sábado) no 3º Encontro Motard em Alvalade-Sado (Alentejo), por volta da meia-noite. Se estiverem por perto apareçam. ;)

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Música em Anúncios I: Brandi Carlile & Super Bock


Este vai ser o primeiro post de muitos que irei começar a escrever daqui em diante sobre os temas que ouvimos nos anúncios televisivos. Enquanto observava uma publiciddae que lhe chamou mais a atenção, ou ouviu uma música que lhe despertou a mesma atenção e o fez olhar automaticamente para a televisão, quem nunca se perguntou: Quem canta este tema? De quem será esta canção? Que música é esta? Pois é pessoal... acho que já todos... pelo menos a maioria, se tiver um mínimo de sensibilidade auditiva ou gostar minimamente de música.

A partir de agora, também todas as música que me chamarem essa tal atenção, partilharei aqui com vocês quem canta ou toca, quem é o artista, o cantor, a banda, etc. E claro, estão completamente à vontade para fazerem o mesmo, dar a vossa opinião ou sugerir e/ou perguntar sobre algum anúncio de que queiram responder às questões acima colocadas. :)

Como todos sabem a Publicidade é, hoje em dia, um dos meios de comunicação e de transmissão de informação mais fortes, a par do próprio meio audiovisual que é a Televisão. Dá a conhecer, não só a própria marca e produtos, mas também "arrasta" consigo tudo o que fizer parte do seu conteúdo. E a música é uma poderosa ferramenta para melhor atingir o público com um anúncio, pois é esse som, essa música que vai fazer o mesmo público associá-la à marca. Consequentemente, acontece o reverso da medalha: o(s) intérprete(s) será (serão) mais conhecido(s) porque toda a gente também o(s) associará aquele ponto de ignição. Quem não se recorda dos The Dandy Warhols e o seu "Bohemian like you" num anúncio da Vodafone? Ou mais recentemente "Meravigliosa creatura" de Gianna Nannini no anúncio do Fiat Bravo? Ou outras que encaixam perfeitamente no anúncio (ou são feitas pra ele) no caso de "Pequeno T2" do Ricardo Azevedo para o crédito à habitação do Millennium BCP? E muitas, muitas mais!

Para iniciar em beleza esta sucessão de posts, começo com um tema que um dia (estava distraída) me fez olhar de repente pra Tv muito devido à voz espectacular que ouvi: era um anúncio da Super Bock, o que ao ínicio não parecia combinar muito com o tema, mas depois percebi que apela à vivência do ser humano, isto é, alegrias e tristezas, mas que qualquer momento é bom para beber a cerveja com aqueles de quem mais gostamos.

A música chama-se "The Story" e quem canta é Brandi Carlile, cantora e compositora norte-americana cuja voz e maneira como canta parece que lhe sai da alma. Apesar de já ter alguns álbuns na sua bagagem, parece estar a ficar mais conhecida graças a este single, ainda mais em Portugal devido ao anúncio; tema que também já passa insistemente na rádio.

Oiçam aqui "The Story" e outras, porque vale a pena. É de arrepiar...

"All of these lines across my face
Tell you the story of who I am
So many stories of where I've been
And how I got to where I am
But these stories don't mean anything
When you've got no one to tell them to
It's true...I was made for you"

terça-feira, 1 de julho de 2008

Aliados


Os Aliados são um grupo musical do norte, originários de Bragança, que nasceu em 2003.
Este projecto musical, que aposta numa sonoridade pop/rock em português, é uma das muitas bandas que se podem considerar "bandas de garagem" e que tentam dar o salto para as luzes da ribalta.

Um grupo de rapazes que são bastante conhecidos na sua zona e não só, e possuem já muitos fans. A banda é composta pelo Dino na bateria acústica, Carlos Miguel na guitarra clássica e guitarra eléctrica, Paulo no baixo eléctrico e Álvaro que é o vocalista mas também toca guitarra acústica e eléctrica. As suas influências musicais são, sem muita surpresa, Xutos & Pontapés, Pólo Norte, etc.

Tocam músicas originais, o que é importante e nos aguça a curiosidade em conhecê-las, e actuam em bares, semanas académicas, festas locais, etc., e até já estiveram em programas de televisão (como o "Você na TV" da TVI) dando, assim, a conhecer melhor o seu trabalho.

A banda tem actualmente como principal objectivo dar a conhecer e divulgar o seu primeiro trabalho intitulado Algo p'ra dizer e que é composto apenas por três temas, mas que é já uma grande conquista; os temas são "Vou ter que partir", "Mostra-me o que sabes" e "Procuro uma solução" e são " (...) melodias (...) cantadas com destreza e escritas com a arte de quem sente verdadeiramente a vida. Músicas profundas e cavadas (...) não esquecendo uma pontinha de essência transmontana" [fonte: in Jornal Nordeste].

Mais uma banda que se dedica à sua paixão pela música e, se ficaram curiosos e quiserem saber mais alguma coisa deles, não hesitem em visitar a sua página onde também podem ouvir os seus temas.