terça-feira, 24 de março de 2009

Deolinda

Os Deolinda numa palavra?? Para mim, sem dúvida, seria a palavra “originalidade”! Porque?! Passo a explicar: quando se ouve Deolinda pela primeira vez fica uma sensação… o que é isto, fado?! Pois... é precisamente isso que é original, criar uma sensação… uma sensação boa de que o que estamos a ouvir nos agrada bastante mas não entendemos como essa sonoridade nos faz lembrar o fado, se é um som tão divertido, tão sem lembrar a “tristeza” em que o fado tradicional se inspira e que o caracteriza.

Pois é isso mesmo de que se trata este projecto de música popular portuguesa. Um projecto que se inspira no fado e que recria uma sonoridade de cariz popular mas que, através do cruzamento de diferentes linguagens musicais como o jazz, a música étnica, etc. e o próprio fado, claro está, criam aquele que é o lema da banda: «Cantar a Tristeza Rindo».

A banda é assim composta por Ana Bacalhau na voz (a alma do projecto, na minha opinião, e que personifica a ‘Deolinda’), Zé Pedro Leitão no contrabaixo, Pedro da Silva Martins e Luís José Martins nas guitarras.

“Clandestino”, “Fon-fon-fon”, “Fado Toninho” são algumas das amostras de Canção ao Lado, o álbum revelação da banda.


Os Deolinda vão estar a actuar em Ourique já no próximo dia 28 de Março (Sábado), num espectáculo que começará pelas 22.30h no Pavilhão Multiusos (concerto no âmbito do evento das III Jornadas Gastronómicas do Porco Alentejano). Se estás perto e gostas da música dos Deolinda, não percas (entrada livre).

Consulta todos os concertos em agenda da banda no My Space. http://www.myspace.com/deolindalisboa

http://www.deolinda.com.pt/ site oficial

segunda-feira, 9 de março de 2009

Buraka Som Sistema vs. Makongo


Já conhecem os Makongo? Se o nome não vos diz nada assim de repente e que tal os nomes de Petty, SP, Wilson, DJ Knowledge, DJ Stikup, Formula Armada, Dany L, etc., humm?? Pois, a Petty já teve participação activa com os Buraka Som Sistema, quem não se lembra do tema "Yah!"? E a dupla SP&Wilson também todos conhecem do hip hop/rap.

Pois é, eles juntaram-se neste projecto e parece que os Buraka Som Sistema encontraram uns adversários à altura e a (saudável) 'competição' já começou. Trata-se de "Black Diamond", 1º álbum dos Buraka depois da sua explosão e lançamento do primeiro EP 'From Buraka To The World', contra "Angola Kung Fu", o igualmente álbum de estreia dos Makongo.

O primeiro single já roda aí e vai concerteza chamar-vos a atenção, senão oiçam o tema homónimo "Makongo" no My Space.

Com influências no R&B, hip hop e música electrónica (Chemical Brothers, Fatboy Slim, Timbaland, Missy Elliot, etc.), os Makongo vão dar que falar, até pelas suas remisturas como a do tema "Infinity" de Guro Josh Project.

A ouvir... sem dúvida.

Em relalção aos BSS que já contam com alguma bagagem depois de desbravarem terreno pela Europa, é a a vez dos EUA os receberem e descobrirem todo o seu potencial. É já em Abril e Maio que eles fazem uma tourné. Irá incluir actuações em festivais de San Francisco, Los Angeles, Nova Iorque, Chicago, etc.
É caso pra dizer "from Portugal goes Buraka to the world".

quinta-feira, 5 de março de 2009

Passatempo Blasted Mechanism

Clica na imagem dos Blasted!

segunda-feira, 2 de março de 2009

U2: o novo álbum!

Uma das bandas mais carismáticas de todos os tempos, os U2 (ou como diriam nuestros irmanos, los Tu Tambien LoL) lança hoje o seu novíssimo álbum No Line on the Horizon.
É o 12º da banda e o que antecede o controverso How to Dismantle an Atomic Bomb após 5 anos. Sim, parece que nem foi há tanto tempo.
A capa do novo álbum foi criada pelo fotógrafo japonês Hiroshi Sugimoto e é a mais abstracta de toda a discografia da banda irlandesa. Diria mesmo minimalista e que trasmite maturidade e mudança.
A Antena 3 tem passado e está a passar ao longo de todo o dia de hoje temas do álbum, um miminho que não acontece sempre e que nos proporciona conhecer um pouco deste novo álbum de uma das maiores bandas de todos os tempos e que arrasta fans por todo o planeta. Fiquem atentos.

O single de apresentação é o já divulgado "Get on your boots" que já anda aí a rodar com insistência e que é mais uma sátira ou mais um dos manifestos anti-guerra de Bono e companhia. Este é um dos exemplos muito ao estilo pop/rock e mais comercial mas também existem temas que vão ao encontro das essências da banda e daquilo que se aproxima mais de U2 nas suas origens.

Em relação a concertos parece que a próxima digressão da banda terá passagem garantida por Portugal entre este e o próximo ano, por isso fiquem atentos; até porque a banda vai trazer novidades com concertos mais intimistas (e mais baratos) a pedido dos próprios elementos da banda.