sexta-feira, 4 de abril de 2008

Semana Académica Faro 2008: conhece o cartaz

É a novidade da semana, não só para quem gosta de música, mas também para quem gosta de aliá-la com muita diversão e boa disposição académica à mistura.
Pois é, o tempo já começa a aquecer e já se fala nas semanas académicas deste país, que mais dia menos dia estão aí. Para quem adora este tipo de evento, sobretudo a grande massa de alunos universitários, este é um momento alto do ano lectivo. Como não poderia deixar de ser, uma das grandes semana académicas realiza-se a sul do país e foi na quarta-feira (dia 2) que a Associação Académica da Ualg anunciou o cartaz musical para este ano.

Realiza-se de 8 a 17 de Maio e o slogan para este ano é "Marca-te!". Uma S.A. que se destaca pelo regresso às origens, já que volta a realizar-se na Penha - no Complexo Desportivo da Penha e a data de abertura coincide com o arranque do «Rali de Portugal», que se realiza no Algarve. Pessoalmente, gostei muito do local alternativo do ano ano passado, i. e., o Largo de S. Francisco e penso que era o local ideal.

Divididos por vários palcos - Palco principal, Tenda Energética e Palco Rua (apoio Rua fm) - a semana será aberta dia 8 (5ªf), naturalmente, pela serenata, onde actuarão na mesma noite os Anjos e Tocá Rufar; na 5ªf seguinte será a vez da actuação das tunas académicas como já é hábito. O nome, para já, em cabeça de cartaz deste ano é o brasileiro Marcelo D2, uma vez que ainda se aguarda a confirmação de outro nome internacional mais sonante. Para quem nunca ouviu falar, Marcelo D2 é o rapper brasileiro e ex-vocalista da banda brasileira Planet Hemp e é conhecido por misturar os ritmos tradicionais do Brasil como o Samba e as novas sonoridades que tantos adeptos possui no mesmo país - o funk e o hip hop. Em Maio de 2006 lançou o seu terceiro disco de originais a solo, Meu Samba é assim, álbum que foi bem recebido pela crítica, e no mesmo ano divulgou a sua música no nosso país através da sua presença no Rock in Rio Lisboa. Actua na S.A. dia 16 no palco principal.

Na minha opinião, este é um cartaz claramente fraco, ainda mais comparativamente ao do ano passado. Um cartaz bastante repetitivo (Xutos&Pontapés pela milésima vez, acho que não há necessidade ou ainda Quem é o Bob? que estiveram o ano passado também); trazem Bonga que o ano passado também estava em cartaz mas teve de ser substituído por José Cid; a falta de nomes nacionais mais em voga, mais chamativos ou novos talentos como Rita Red Shoes ou Monstro Mau penso que eram boas apostas; e pra quê dois nomes sonantes brasileiros: Fafá de Belém e Marcelo D2? Ou um ou outro, ou então um nome maior que substituísse ambos (já pensaram por exemplo, num Gabriel, O Pensador ou até Vanessa da Mata?; Marco Paulo, fogo!, com tantos cantores pimbas bons que animam muito mais (mil vezes a Claudisabel, ou o José Cid). Mas nem tudo é mau: penso que a escolha da banda de Kizomba Irmãos Verdade foi uma boa escolha pois é sempre bom variar muitos estilos musicais e o Kizomba está sempre na moda; Hands On Approach também são uma boa banda nacional e Tocá Rufar darão um espectáculo de estremecer com certeza. Na música de dança (tenda electrónica) um dos pontos altos ficará a cabo do já conhecido Dj Algarvio Pete tha Zouk.

Também não concordo com a subida dos preços dos bilhetes (40€ preço inicial) e acho que não se justifica com este cartaz; no entanto, vamos aguardar para ver se o nome internacional que ainda está por anunciar fará mudar de ideias.

15 comentários:

Anônimo disse...

opahhhh..
eu nao acredito. que merda de cartaz. fui eu pedir ferias para isto :S
vai valer pelo ultimo dia e o dia das tunas... porque o resto... ja e repetido.
enfim... é o que ha... ao menos que haja muito alcool apesar de eu nao beber lol

Anônimo disse...

Discordo completamente com esta critica ao cartaz da melhor s.a do país. A AAUALG tem vindo a trabalhar bastante para a academia e acredito que este cartaz tenha sido o melhor possível, visto ser ano de rock in rio entre outros grandes festivais. Claro que não é o cartaz perfeito pois este não existe, vamos esperar pela banda internacional a confirmar. Já agr deixo os parabéns á AAUALG porque vêm aí mais uma grande S.A

fabinhuh disse...

o cartaz deste ano na~o esta' 'a altura do evento, e' esta a minha opinia~o... sempre ouvir falar muito bem da semana acade'mica de faro e este ano em qe esperava ir apresentam este cartaz OMG :O

so' uma pergunta, ouvi falar qe esperavam trazer Ben Harper... se souberes de alguma coisa agradecia =)

Nádia disse...

Ok, don't worry
Qualquer novidade em relação ao cartaz da XXIII S.A.Faro será publicada neste blog. Fiquem atentos ;)


..e continuem a fazer-se ouvir :)

Anônimo disse...

Olá Nádia e olá a todos os universitários.
Eu como musico profissional e bom apreciador de musica e tambem da semana académica de faro , eu tenho 34 anos e vou á ja á muitos anos a semana académica de faro desde que ela se fazia na cidade velha vou desde 1987 e pelo o meu espanto tenho estado a observar que o cartaz de ano para ano vai piorando , daqui mais uns aninhos já nao é semana académica mas sim semana da santa casa da misericordia .
Então cabe na cabeça de alguem um evento como a semana académica levarem , nomes como: Marco Paulo..!!! , Claudia Isabel...!!! , Fáfá de Belém...!!! e etç..etç...!!!??? afinal qual é o jovem que vai querer ir curtir uma noite de concertos de rock ou POp seja o que seja...agora Musica Pimba..!!! epa o Quim Barreiros ainda se curte...porque até tem a sua graça , agora este cartaz tá simplesmente uma desgraça...com tantas bandas nacionais de qualidade , tem despe e siga , Alcoolémia , Ramp , e entre outras que até secalhar ia ficar bem no cartaz. mas enfim eu nao sou universitário nem sou eu que estou a organizar o evento nao posso fazer nada , mas simplesmente expressei aqui aquilo que sinto em relação ao cartaz deste ano e sei e tenho a certeza que voçes podiam fazer muito melhor. e outra tem bandas internacionais que até nem sao caras de cache , assim como: Young Gods , Maroon Five , Kean e outras.
Espero que corra tudo bem este ano em termos de bilheteria como lá dentro do recinto.
Um Beijinho especial para a Nádia e um abraço bem forte ao resto da equipa.

Rui Madeira disse...

olá...é a primeira vez q venho aqui ao place...e..acho q está muito bom. relativamente ao cartaz da S.A. , tb sou da opinião q está muito repetitivo a 2007, podiam ter trazido bandas melhores, até os pimbas podiam ter outra "côr", bem, agora só resta apanhar uma bubas na S.A. e voltar "fresquinho" para as aulas no fim...já agora, não se esqueçam...vão à barraquita do curso de Arquitectura Paisagista e gastem lá o vosso dinheirito...é q a malta precisa para ir à viagem... ;))))

Nádia disse...

Já agora vejam aqui ao lado na Agenda XPTO as presenças na Semana Académica, desta vez, de Loulé, que mesmo sendo menos dias tem um cartaz interessante.
E vocês o que acham?

Anônimo disse...

entao nao é que o cartaz da SA de loule é melhor que a de faro lolol
enfim...
é o que temos!

Anônimo disse...

nao concordo com alguns dos comentarios aqui. a minha opiniao em relação a uma semana academica é que não é um festoval de musica, mas uma festa. quanto a mim deveriam ser só bandas nacionais (as associações de estudantes deviam prosseguir mais o seu fim social), bandas pimba sao divertidas porque não é um sitio para onde se vai pela musica, mas pela festa, pelo convivio, onde se comemora o espirito academico (que afinal de contas não é ouvir a orquestra sinfónica de berlim ou canto gregoriano) e por isso se chama semana académica e não um festival de verão ou para apreciadores de música. um pouco de rock, pimba, pop e bandas nacionais (ou mesmo algarvias)regados com uns copos, diversão e conhecer novas pessoas não é este o espírito académico? não é isto que se pretende?

Nádia disse...

Também concordo com o autor quando diz que é uma festa e se deve promover o convívio e o espírito académico mas, penso que deve haver um equilíbrio e sem música não há convívio, porque a música permite que as pessoas se desinibam e aproveitem a festa académica. Penso que a música pimba é essencial para criar esse espírito de alegria e descomprometimento, mas cada vez mais os nomes chamativos de uma festa onde se paga para entrar são cruciais, por motivos aparentes; não nos podemos esquecer que tudo é um negócio... logo, o objectivo é chamar não só estudantes mas outras pessoas, pessoas essas que, ou veem só para "regar" bem a noite ou porque são exectatamnete amantes de música e cada vez mais nao só estas pessoas em geral, como o público académico são exigentes. É por isso que penso que a procura neste tipo de festas e o conceito geral evoluiu e, muitos vão por causa das bandas e aliam a diversão, o conhecer novas pessoas, o convívio, etc., a ouvir boa música. Penso que esse equlíbrio entre música pimba e outros tipos de música, nacional (até acho as semanas académicas uma excelente ocasião de divulgação de música nacional) ou internacional é muito proveitoso, até no campo cultural.

Anônimo disse...

Amigos, para tal cartaz, só resta uma solução: BOICOTE!

Nádia disse...

Isso tb já é exagerar... não há necessidade em haver atitudes castradoras.. no fim de contas, é a festa dos estudantes e nem que fosse o pior cartaz do mundo, era necessário tal atitude... Não é por um cartaz que vão deixar de ir a uma das melhores Semanas Académicas do país!

Anônimo disse...

Bem........O cartaz está sem duvida horrivel, e deveras que os organizadores do evento foram buscar de tudo o que há de mais rasca e reles na musica. Mas pronto, não será por isso que vou deixar de ir: há duas bandas que valem sem duvida mesmo a pena, já vi ambas ao vivo e valem mesmo mas mesmo a pena: Marcelo D2 e Groove Armada. Apesar de tudo so puderei ir a um dia, e Marcelo D2 é a minha opção. Foi dos artistas em que disse: da proxima vez que venha a portugal, seja norte ou sul, irei ver: porque mesmo boa musica! Contudo, gostaria de saber os PREÇOS DOS BILHETES, inclusivé PARA UM DIA.


(discordo plenamente acerca do comentario do estudante ali de cima: o que é um festival sem boa musica?....não é......., convivio e sociabilidade são levados pelos espirito da musica! surgiro que aprenda a ouvir musica e que comece a ir festivais!)



sem mais.......obrigado

Nádia disse...

Tal como o leitor pediu, aqui estão os preços dos bilhetes diários:


Estudante Não-estudante
08-Mai 6,00 € 9,00 €
09-Mai 10,00 € 13,00 €
10-Mai 12,00 € 15,00 €
11-Mai 8,00 € 10,00 €
12-Mai 8,00 € 10,00 €
13-Mai 8,00 € 10,00 €
14-Mai 8,00 € 10,00 €
15-Mai 3,00 €
16-Mai 10,00 € 13,00 €
17-Mai 12,00 € 15,00 €

Bilhete Semanal (nesta altura):
Estudantes--> 40€
Não-Estudantes--> 50€

Para mais informações visitem a página --> www.saalgarve.com

Anônimo disse...

Ouvi o presidente da "associação académica" numa entrevista que deu à Antena1 (estação de rádio). Nessa entrevista, quando lhe foi perguntado qual a razão de um cartaz mais ao gosto de uma geração bem mais avançada que a geração estudante na UALG, ele respondeu que o cartaz pretende agradar a outras gerações para que os "farenses" se sintam identificados com a "semana académica" e que, dessa forma, estejam mais predispostos a tolerar 10 dias de barulho e confusão na "cidade".

Ora, eu gostaria de perguntar ao presidente da "associação académica" se aquando das eleições que lhe permitiram passar a exercer tal função, foram os estudantes que votaram nele ou se por outro lado terá sido a população de faro.

...e já agora, que as festas das pinhas e de "todos" os santos, comecem a seguir o percurso inverso e passem a agradar às gerações mais jovens para que estas também se sintam incluídas na festa.

Ou será que parte dos 800 MIL Euros de orçamento para esta semana académica acabaram nos bolsos de primos e compadres?

Quem escolhe o cartaz e de que forma os eleitores podem contestá-lo?

Fiquem bem.

Pedro Lopez

.