sexta-feira, 4 de julho de 2008

Música em Anúncios I: Brandi Carlile & Super Bock


Este vai ser o primeiro post de muitos que irei começar a escrever daqui em diante sobre os temas que ouvimos nos anúncios televisivos. Enquanto observava uma publiciddae que lhe chamou mais a atenção, ou ouviu uma música que lhe despertou a mesma atenção e o fez olhar automaticamente para a televisão, quem nunca se perguntou: Quem canta este tema? De quem será esta canção? Que música é esta? Pois é pessoal... acho que já todos... pelo menos a maioria, se tiver um mínimo de sensibilidade auditiva ou gostar minimamente de música.

A partir de agora, também todas as música que me chamarem essa tal atenção, partilharei aqui com vocês quem canta ou toca, quem é o artista, o cantor, a banda, etc. E claro, estão completamente à vontade para fazerem o mesmo, dar a vossa opinião ou sugerir e/ou perguntar sobre algum anúncio de que queiram responder às questões acima colocadas. :)

Como todos sabem a Publicidade é, hoje em dia, um dos meios de comunicação e de transmissão de informação mais fortes, a par do próprio meio audiovisual que é a Televisão. Dá a conhecer, não só a própria marca e produtos, mas também "arrasta" consigo tudo o que fizer parte do seu conteúdo. E a música é uma poderosa ferramenta para melhor atingir o público com um anúncio, pois é esse som, essa música que vai fazer o mesmo público associá-la à marca. Consequentemente, acontece o reverso da medalha: o(s) intérprete(s) será (serão) mais conhecido(s) porque toda a gente também o(s) associará aquele ponto de ignição. Quem não se recorda dos The Dandy Warhols e o seu "Bohemian like you" num anúncio da Vodafone? Ou mais recentemente "Meravigliosa creatura" de Gianna Nannini no anúncio do Fiat Bravo? Ou outras que encaixam perfeitamente no anúncio (ou são feitas pra ele) no caso de "Pequeno T2" do Ricardo Azevedo para o crédito à habitação do Millennium BCP? E muitas, muitas mais!

Para iniciar em beleza esta sucessão de posts, começo com um tema que um dia (estava distraída) me fez olhar de repente pra Tv muito devido à voz espectacular que ouvi: era um anúncio da Super Bock, o que ao ínicio não parecia combinar muito com o tema, mas depois percebi que apela à vivência do ser humano, isto é, alegrias e tristezas, mas que qualquer momento é bom para beber a cerveja com aqueles de quem mais gostamos.

A música chama-se "The Story" e quem canta é Brandi Carlile, cantora e compositora norte-americana cuja voz e maneira como canta parece que lhe sai da alma. Apesar de já ter alguns álbuns na sua bagagem, parece estar a ficar mais conhecida graças a este single, ainda mais em Portugal devido ao anúncio; tema que também já passa insistemente na rádio.

Oiçam aqui "The Story" e outras, porque vale a pena. É de arrepiar...

"All of these lines across my face
Tell you the story of who I am
So many stories of where I've been
And how I got to where I am
But these stories don't mean anything
When you've got no one to tell them to
It's true...I was made for you"

Nenhum comentário: