quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

O fim da 'Doninha'

Os Da Weasel são uma das bandas inconfundíveis dos anos 90 e que continuaram a surpreender no novo século. A banda que revolucionou a música em Portugal chega ao fim depois de 17 anos de carreira.

É a notícia que espanta o panorama musical português e porque não internacional, e que surpreende mesmo todas as pessoas que gostam de música. Sim, mesmo aqueles que não apreciam tanto a cena Hip Hop porque se há coisa que os Da Weasel tinham era o facto de fazer as pessoas gostarem da sua música, independentemente do estilo e, isso é de génio.


Os Da Weasel são originários de Almada e nem sempre se ouviram na língua portuguesa. A banda começou por cantar em inglês com o tema experimental «Da King (Monkey Version)» e depois com o sucesso «God Bless Johny». Foi a partir daqui que se deu a transição para a língua de Camões e Dou-lhe Com a Alma é o aguardado disco de estreia – 1º álbum do género de uma banda nacional, estávamos então em 1995.


Da formação inicial da banda faziam parte Pacman, Armando Teixeira, Jay Jay (irmão de Pacman) e Yen Sung, mas por volta de 1995 o único elemento feminino sai, Yen Sung, e entra o incontornável Virgul.

As discografias da banda foram todos momentos altos da carreira, das quais fazem parte depois do disco de estreia, o álbum 3º Capítulo de 1997; 2 anos depois surge Iniciação a Uma Vida Banal - O Manual e em 2001 chega o novo álbum de originais Podes Fugir Mas Não Te Podes Esconder onde fica para a história o single «Tás na boa». Em 2004 a doninha lança Re-Definições, o disco onde foram muito bem sucedidos atingindo 60 mil cópias vendidas, de onde sai o tema que pela sua simplicidade se torna estrondoso, falamos de «re-tratamento». Em 2007 e depois de completamente consagrados no panorama musical português, surge aquele que seria o último álbum da banda Amor, Escárnio e Maldizer. Com várias participações especiais, destacam-se os temas «Dialectos da Ternura» e «Mundos Mudos».

Nos destaques internacionais, os Da Weasel levaram a música portuguesa a todo o mundo e actuaram, por exemplo, em Macau e no Olympia de Paris. Ganharam ainda vários prémios ao longo da sua carreira, entre os quais prémio na categoria Best Portuguese Act dos MTV Europe Music Awards por 2 vezes, em 2004 e 2007.

Os Da Weasel foram sem dúvida uma lufada de ar fresco que marcaram uma geração e onde nos fez acreditar que "não existem problemas, só existem soluções".
Mas eles vão continuar a dar o melhor de si em novos projectos e contribuir sempre com muita originalidade para a música portuguesa: por exemplo, Pacman gravou com os Dias da Raiva. Jay Jay ou João Nobre e Quaresma editam o segundo disco em nome dos Teratron e Virgul é a cara dos Nu Soul Family.

Por isso, talvez este não seja um “adeus” mas um “até já” tal como aconteceu com várias bandas nacionais, no intuito de preservar a “sanidade musical” destes artistas e o desgaste que pode advir de 17 anos de carreira que é com certeza compreensível.

Nenhum comentário: