quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Música nacional: os novos lançamentos

A música portuguesa está muito boa e recomenda-se! Novos lançamentos de álbuns de cantores/bandas portuguesas fazem as delícias de quem gosta de boa música portuguesa e particularmente destes músicos.
Falo, nomeadamente, de Pedro Abrunhosa & os Bandemónio que lançou este Verão o seu sexto álbum de originais denominado Luz e ainda dois lançamentos previstos já para Outubro mas cujos singles de apresentação já tocam nas rádios, etc. - os Clã com Cintura e David Fonseca com Dreams in Colour - também eles álbuns de originais.
"Quem me leva os meus fantasmas" é o novo grito de ordem de Abrunhosa, num tema muito sui generis pleno de crítica social nas entrelinhas mas que se revela no videoclip. O segundo single é também já conhecido e chama-se "A dor do dinheiro", uma brincadeira de palavras numa música muito bem conseguida, que faz exactamente lembrar deslumbramento, celebridades, casinos, entre outras palavras-chave. É a meu ver, um álbum mais agressivo, no bom sentido, o que se revela pela forma como Abrunhosa canta (ou sussurra como alguns dizem) e com temas calmos e temas mais mexidos, recuperando o seu som mais funk.
Chegam ambos no ínicio de Outubro mas "Tira a teima" dos Clã e "Superstars" de David Fonseca já começam a ser cantarolados por todos.
Chama-se Cintura e ao parece ser é um álbum que retoma ao pop dos Clã. A primeira amostra é uma música com uma sonoridade muito divertida. O sucessor de Rosa Carne é o quinto álbum da banda e conta ainda com várias participações conhecidas como Paulo Furtado, que participa em "Tira a Teima", Fernanda Takai (dos brasileiros Pato Fu) em "Amuo" e a bateria de Mário Barreiros em "Sexto Andar"; Carlos Tê, Arnaldo Antunes, Adolfo Luxúria Canibal, Regina Guimarães e Hélder Gonçalves são responsáveis pelas letras.
David Fonseca também regressa em grande e começa com o o pé direito com a divertida canção "Superstars" (os assobios são suberbos). Este é o terceiro álbum do ex-Silence 4 e é o sucessor de Our Hearts Will Beat As One. Este álbum trará algumas surpresas como uma edição especial limitada e o DVD David Fonseca Dreams In Loop Live, com alguns temas do novo disco ao vivo.
É impossível não escutar boa música nacional.

Nenhum comentário: