sábado, 24 de maio de 2008

Portugal @ Festival Eurovisão da Canção 2008



Este ano realizou-se mais um grande Festival Eurovisão da Canção. A 53º edição deste festival trouxe particularmente grandes hipóteses e esperanças para Portugal (o nosso país participa neste festival já desde 1964, realizando-se o mesmo desde 1956).

Este ano, o festival teve lugar em Belgrado, na Sérvia, com a presença inicial de 43 países!

Com cada vez mais países a participar neste festival, houve a necessidade de realizar 2 semi-finais (20 e 22 de Maio) e Portugal, ou melhor Vânia Fernandes (vencedora da última edição da Operação Triunfo e do Festival Eurovisão nacional), com a magnífica canção "Senhora do Mar (negras águas)" passou à FINAL que foi emitida no dia 24 de Maio. A última vez que Portugal realizou este feito foi há 5 anos, em 2003, com a Rita Guerra e o tema "Deixa-me sonhar (só mais uma vez)", ficando em 22º lugar (altura em que precisamente foi instaurado o novo sistema de semi-finais, ficando Portugal fora das finais nas edições seguintes).

A Rússia foi o país vencedor com o jovem Dima Bilan e o tema "Believe" que, sem dúvida, mereceu pois teve uma excelente prestação, concordei inteiramente com este 1º lugar, apesar de existir uma concorrência forte e muitas boas vozes. No entanto, penso que Portugal tinha tudo para ganhar, e este tema (com música composta pelo croata Andrej Babić e letra de Carlos Coelho) faz-me completamente arrepiar cada vez que a oiço pela voz da Vânia, e que voz! Nenhuma das outras canções (visionei a 2ª semi-final e a final) me fez arrepiar tanto e quase vir as lágrimas aos olhos com aquela letra e aquela voz - simplesmente fenomenal. Penso que, pelo menos, há 5 anos não via um(a) candidato(a) com tanto potencial para vencer este festival histórico. Além disso, foi um tema e uma prestação aclamada pela imprensa que esteve a dar cobertura a este evento e por muitas outras pessoas.
Infelizmente, ficámos apenas em 13º lugar, mas estivemos muito bem representados e, a Vânia e os seus colegas estão de parabéns.
Vejam o video desta espectacular actuação porque vale a pena.


Um comentário:

Nádia disse...

Acrescento ainda para lançar a discussão:
Pelo menos nao ganharam nenhuma "britney" ou "beyonce" ou lá o que pareciam algumas das candidatas.
Penso que o prémio foi merecido porque o rapaz até cantava muito bem e a música nao era das piores. Mas se em outros anos, tenho de reconhecer que Portugal nao tinha potencial para ganhar (por exemplo, com as nonstop), o mesmo nao posso dizer deste ano que tinhamos tudo para ganhar com a Vania Fernandes. Espectaculo de musica e voz que me fez arrepiar sempre que a ouvia. Enfim, muitos votam nas vozes mas também penso que outros muitos votam nas beldades que vão concorrer e atrevo-me a dizer que uma musica com letra em ingles secalhar tem mais hipoteses de que uma em portugues, porque se guiam pelo que percebem e nao pelo sentimento que a música transmite.